Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

RACISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE DIÁLOGOS COM A BRANQUITUDE

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as práticas de racismo nas estruturas da branquitude, a partir de uma análise sociológica no cotidiano de uma escola pública. Trata-se de uma análise sociológica do fenômeno do racismo a partir de diálogos com os privilégios da branquitude, no cotidiano dos estudantes de uma escola pública. Busca-se compreender como esses privilégios operam e interferem dentro e fora do ambiente escolar, sendo que o racismo é uma prática que atravessa todas as instituições sociais. Ele afeta, constrói, performatiza atos, discursos, atitudes e comportamentos dos indivíduos na sociedade brasileira. Esta pesquisa visa analisar os diversos efeitos que o racismo estrutural afeta os indivíduos, e, em especial, na juventude escolar. Trata-se de uma pesquisa interventiva com abordagem qualitativa. Os(as) sujeitos(as) da pesquisa incluem o corpo discente que compõem o cotidiano da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco das Chagas Vasconcelos (EEEPFCV), localizada no município de Santana do Acaraú/CE. Esta instituição pública de ensino é o espaço onde realizo minhas práticas docentes, como professor da disciplina de História. A metodologia incluiu a observação participante, técnicas de trabalhos em grupo (como oficinas de artes e máscaras) com intervenção na escola, e a aplicação de questionários. Também organizei um material para a realização de sequência didática com base nos dados coletados durante a pesquisa. Além disso, realizei uma pesquisa bibliográfica, abrangendo livros, artigos, resenhas, documentos e outras fontes relevantes.

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