RACISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE DIÁLOGOS COM A BRANQUITUDE
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122030 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "RACISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE DIÁLOGOS COM A BRANQUITUDE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as práticas de racismo nas estruturas da branquitude, a partir de uma análise sociológica no cotidiano de uma escola pública. Trata-se de uma análise sociológica do fenômeno do racismo a partir de diálogos com os privilégios da branquitude, no cotidiano dos estudantes de uma escola pública. Busca-se compreender como esses privilégios operam e interferem dentro e fora do ambiente escolar, sendo que o racismo é uma prática que atravessa todas as instituições sociais. Ele afeta, constrói, performatiza atos, discursos, atitudes e comportamentos dos indivíduos na sociedade brasileira. Esta pesquisa visa analisar os diversos efeitos que o racismo estrutural afeta os indivíduos, e, em especial, na juventude escolar. Trata-se de uma pesquisa interventiva com abordagem qualitativa. Os(as) sujeitos(as) da pesquisa incluem o corpo discente que compõem o cotidiano da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco das Chagas Vasconcelos (EEEPFCV), localizada no município de Santana do Acaraú/CE. Esta instituição pública de ensino é o espaço onde realizo minhas práticas docentes, como professor da disciplina de História. A metodologia incluiu a observação participante, técnicas de trabalhos em grupo (como oficinas de artes e máscaras) com intervenção na escola, e a aplicação de questionários. Também organizei um material para a realização de sequência didática com base nos dados coletados durante a pesquisa. Além disso, realizei uma pesquisa bibliográfica, abrangendo livros, artigos, resenhas, documentos e outras fontes relevantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 01: IMAGINANDO SOCIOLOGIAS ANTIRRACISTAS: BRANQUITUDE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID40_TB48_29032025152920.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ROBERTO SALES NETO" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "pauloroberto.historia.ce@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122030 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "RACISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE DIÁLOGOS COM A BRANQUITUDE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as práticas de racismo nas estruturas da branquitude, a partir de uma análise sociológica no cotidiano de uma escola pública. Trata-se de uma análise sociológica do fenômeno do racismo a partir de diálogos com os privilégios da branquitude, no cotidiano dos estudantes de uma escola pública. Busca-se compreender como esses privilégios operam e interferem dentro e fora do ambiente escolar, sendo que o racismo é uma prática que atravessa todas as instituições sociais. Ele afeta, constrói, performatiza atos, discursos, atitudes e comportamentos dos indivíduos na sociedade brasileira. Esta pesquisa visa analisar os diversos efeitos que o racismo estrutural afeta os indivíduos, e, em especial, na juventude escolar. Trata-se de uma pesquisa interventiva com abordagem qualitativa. Os(as) sujeitos(as) da pesquisa incluem o corpo discente que compõem o cotidiano da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco das Chagas Vasconcelos (EEEPFCV), localizada no município de Santana do Acaraú/CE. Esta instituição pública de ensino é o espaço onde realizo minhas práticas docentes, como professor da disciplina de História. A metodologia incluiu a observação participante, técnicas de trabalhos em grupo (como oficinas de artes e máscaras) com intervenção na escola, e a aplicação de questionários. Também organizei um material para a realização de sequência didática com base nos dados coletados durante a pesquisa. Além disso, realizei uma pesquisa bibliográfica, abrangendo livros, artigos, resenhas, documentos e outras fontes relevantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 01: IMAGINANDO SOCIOLOGIAS ANTIRRACISTAS: BRANQUITUDE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO BÁSICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID40_TB48_29032025152920.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO ROBERTO SALES NETO" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "pauloroberto.historia.ce@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }