A INSTABILIDADE DA FORMAÇÃO E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL: O PAPEL DO PROJETO DE EXTENSÃO CISO COMO ALTERNATIVA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122118 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "A INSTABILIDADE DA FORMAÇÃO E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL: O PAPEL DO PROJETO DE EXTENSÃO CISO COMO ALTERNATIVA" "resumo" => "O ensino de Sociologia no Brasil passou por um histórico de instabilidades legais e políticas. Com a Lei nº 11.684, a Sociologia tornou-se obrigatória no Ensino Médio apenas em 2008. Apesar dessa conquista, diversos desafios relacionados à formação docente surgiram: como a fragilidade dos currículos de licenciatura em Ciências Sociais, a separação entre teoria e prática pedagógica e uma estrutura que prioriza o bacharelado, relegando as disciplinas pedagógicas a outros departamentos e enfraquecendo a formação docente para a educação básica. Frente a isso, o projeto de extensão Ciências Sociais nas Escolas (CiSo) aparece na Universidade de Brasília (UnB) como uma resposta prática e crítica, oferecendo aos licenciandos experiências em sala de aula e espaços de debate sobre o ensino da disciplina. Utilizando metodologia baseada em revisão bibliográfica, estudo de caso e autoetnografia, o trabalho presente analisa a experiência do CiSo na UnB, destacando sua relevância na valorização da licenciatura, na aproximação entre universidade e escola e na formação inicial docente. Assim, o texto aponta as extensões como uma alternativa de valorização da qualidade da Sociologia, de forma ampla, no contexto educacional brasileiro e do fortalecimento da licenciatura no ambiente universitário, em especial." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 05: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E PROFSOCIO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID592_TB163_16062025213848.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ANTÔNIO GOUVEIA E SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO ANTÔNIO" "autor_email" => "262.joao@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122118 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "A INSTABILIDADE DA FORMAÇÃO E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL: O PAPEL DO PROJETO DE EXTENSÃO CISO COMO ALTERNATIVA" "resumo" => "O ensino de Sociologia no Brasil passou por um histórico de instabilidades legais e políticas. Com a Lei nº 11.684, a Sociologia tornou-se obrigatória no Ensino Médio apenas em 2008. Apesar dessa conquista, diversos desafios relacionados à formação docente surgiram: como a fragilidade dos currículos de licenciatura em Ciências Sociais, a separação entre teoria e prática pedagógica e uma estrutura que prioriza o bacharelado, relegando as disciplinas pedagógicas a outros departamentos e enfraquecendo a formação docente para a educação básica. Frente a isso, o projeto de extensão Ciências Sociais nas Escolas (CiSo) aparece na Universidade de Brasília (UnB) como uma resposta prática e crítica, oferecendo aos licenciandos experiências em sala de aula e espaços de debate sobre o ensino da disciplina. Utilizando metodologia baseada em revisão bibliográfica, estudo de caso e autoetnografia, o trabalho presente analisa a experiência do CiSo na UnB, destacando sua relevância na valorização da licenciatura, na aproximação entre universidade e escola e na formação inicial docente. Assim, o texto aponta as extensões como uma alternativa de valorização da qualidade da Sociologia, de forma ampla, no contexto educacional brasileiro e do fortalecimento da licenciatura no ambiente universitário, em especial." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 05: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E PROFSOCIO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID592_TB163_16062025213848.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ANTÔNIO GOUVEIA E SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO ANTÔNIO" "autor_email" => "262.joao@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }