Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

MATERNIDADE E PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PAPÉIS DE GÊNERO E LONGEVIDADE EDUCACIONAL A PARTIR DA BIOGRAFIA SOCIOLÓGICA DE UMA DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO SUL (RS)

Palavra-chaves: , , , , Pôster GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122136
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 220
    "titulo" => "MATERNIDADE E PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PAPÉIS DE GÊNERO E LONGEVIDADE EDUCACIONAL A PARTIR DA BIOGRAFIA SOCIOLÓGICA DE UMA DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO SUL (RS)"
    "resumo" => "A maternidade, enquanto construção social e experiência atravessada por normas de gênero, tem impactos significativos na trajetória educacional e profissional das mulheres. Desde a segunda onda feminista, com destaque para a obra O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir, autoras vêm questionando a naturalização da maternidade e refletindo sobre como ela é condicionada por estruturas patriarcais. Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre maternidade e longevidade educacional a partir do estudo de caso de uma professora de Sociologia da Educação Básica no Rio Grande do Sul. Por meio de entrevista realizada no âmbito do projeto “Biografias sociológicas de docentes de Sociologia na Educação Básica em Porto Alegre (RS): socialização, disposições e práticas”, busca-se compreender como as exigências do cuidado materno interferem nas possibilidades de continuidade acadêmica, revelando tensões entre as disposições educacionais e os papéis de gênero."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID220_TB185_28052025153455.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA MARQUEZ ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA"
    "autor_email" => "anaa.marqueez@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122136
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 185
    "inscrito_id" => 220
    "titulo" => "MATERNIDADE E PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE DE PAPÉIS DE GÊNERO E LONGEVIDADE EDUCACIONAL A PARTIR DA BIOGRAFIA SOCIOLÓGICA DE UMA DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO GRANDE DO SUL (RS)"
    "resumo" => "A maternidade, enquanto construção social e experiência atravessada por normas de gênero, tem impactos significativos na trajetória educacional e profissional das mulheres. Desde a segunda onda feminista, com destaque para a obra O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir, autoras vêm questionando a naturalização da maternidade e refletindo sobre como ela é condicionada por estruturas patriarcais. Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre maternidade e longevidade educacional a partir do estudo de caso de uma professora de Sociologia da Educação Básica no Rio Grande do Sul. Por meio de entrevista realizada no âmbito do projeto “Biografias sociológicas de docentes de Sociologia na Educação Básica em Porto Alegre (RS): socialização, disposições e práticas”, busca-se compreender como as exigências do cuidado materno interferem nas possibilidades de continuidade acadêmica, revelando tensões entre as disposições educacionais e os papéis de gênero."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID220_TB185_28052025153455.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA MARQUEZ ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA"
    "autor_email" => "anaa.marqueez@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

A maternidade, enquanto construção social e experiência atravessada por normas de gênero, tem impactos significativos na trajetória educacional e profissional das mulheres. Desde a segunda onda feminista, com destaque para a obra O Segundo Sexo de Simone de Beauvoir, autoras vêm questionando a naturalização da maternidade e refletindo sobre como ela é condicionada por estruturas patriarcais. Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre maternidade e longevidade educacional a partir do estudo de caso de uma professora de Sociologia da Educação Básica no Rio Grande do Sul. Por meio de entrevista realizada no âmbito do projeto “Biografias sociológicas de docentes de Sociologia na Educação Básica em Porto Alegre (RS): socialização, disposições e práticas”, busca-se compreender como as exigências do cuidado materno interferem nas possibilidades de continuidade acadêmica, revelando tensões entre as disposições educacionais e os papéis de gênero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.