Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

ENSINO DE SOCIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA VISÃO DE DOCENTES E ESTUDANTES NO CONTEXTO DO DISTRITO FEDERAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122160
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 218
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA VISÃO DE DOCENTES E ESTUDANTES NO CONTEXTO DO DISTRITO FEDERAL"
    "resumo" => "O ensino de Sociologia no Brasil passou por diversas transformações durante o seu processo de inserção na educação básica, acompanhado de contextos histórico-culturais complexos que influenciaram sua configuração no sistema de ensino (Silva, 2007). Desse cenário de instabilidade surge o objeto desta pesquisa, partindo de indagações quanto ao modo como a Sociologia é percebida pelas(os) estudantes, em especial no contexto do Distrito Federal. No contato com estudantes e professoras(es), a partir de vivências vinculadas ao projeto de extensão Ciências Sociais nas Escolas (CiSo) do qual os autores são integrantes, foi possível identificar uma constante: docentes cansadas(os) e estudantes desinteressadas(os), o que levantou questões acerca do papel que a disciplina de sociologia estaria ocupando na formação dessas(es) estudantes e quais eram suas perspectivas acerca disso. Nesse contexto, vale ressaltar que não é um problema pertencente apenas à Sociologia, sendo visto também em outras disciplinas, seja a partir da carência de recursos didáticos, na infraestrutura das escolas, no currículo e/ou no planejamento das aulas, resultando em docentes e discentes desmotivadas(os), o que leva a supor que o desinteresse e o cansaço não sejam exclusivos da disciplina de sociologia, apesar de ser o foco da pesquisa. Com isso posto, considera-se pertinente buscar compreender a perspectiva das(os) estudantes e o seu entendimento acerca das contribuições da disciplina de sociologia para a sua formação, além de considerar a visão dos(as) professores(as) que têm um papel ativo nesse contexto. Diante disso, partindo da observação participante e da atuação em escolas públicas do Distrito Federal, procuramos entender o funcionamento dessas dinâmicas e construir nosso objeto de pesquisa. Pretende-se a partir da pesquisa (re)pensar o que tem sido feito e o que pode ser feito para que a presença da Sociologia nas escolas resulte em uma experiência positiva para as(os) professoras(es) e para as(os) estudantes, tendo como pressuposto a importância da Sociologia, que tem um caráter indispensável na formação básica, não só no contexto acadêmico para conclusão do ensino médio, mas também para a formação das(os) estudantes enquanto seres sociais, contemplando suas vivências em sociedade e o modo como veem o mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID218_TB221_16062025234615.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianaalvesoliveira20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122160
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 218
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA VISÃO DE DOCENTES E ESTUDANTES NO CONTEXTO DO DISTRITO FEDERAL"
    "resumo" => "O ensino de Sociologia no Brasil passou por diversas transformações durante o seu processo de inserção na educação básica, acompanhado de contextos histórico-culturais complexos que influenciaram sua configuração no sistema de ensino (Silva, 2007). Desse cenário de instabilidade surge o objeto desta pesquisa, partindo de indagações quanto ao modo como a Sociologia é percebida pelas(os) estudantes, em especial no contexto do Distrito Federal. No contato com estudantes e professoras(es), a partir de vivências vinculadas ao projeto de extensão Ciências Sociais nas Escolas (CiSo) do qual os autores são integrantes, foi possível identificar uma constante: docentes cansadas(os) e estudantes desinteressadas(os), o que levantou questões acerca do papel que a disciplina de sociologia estaria ocupando na formação dessas(es) estudantes e quais eram suas perspectivas acerca disso. Nesse contexto, vale ressaltar que não é um problema pertencente apenas à Sociologia, sendo visto também em outras disciplinas, seja a partir da carência de recursos didáticos, na infraestrutura das escolas, no currículo e/ou no planejamento das aulas, resultando em docentes e discentes desmotivadas(os), o que leva a supor que o desinteresse e o cansaço não sejam exclusivos da disciplina de sociologia, apesar de ser o foco da pesquisa. Com isso posto, considera-se pertinente buscar compreender a perspectiva das(os) estudantes e o seu entendimento acerca das contribuições da disciplina de sociologia para a sua formação, além de considerar a visão dos(as) professores(as) que têm um papel ativo nesse contexto. Diante disso, partindo da observação participante e da atuação em escolas públicas do Distrito Federal, procuramos entender o funcionamento dessas dinâmicas e construir nosso objeto de pesquisa. Pretende-se a partir da pesquisa (re)pensar o que tem sido feito e o que pode ser feito para que a presença da Sociologia nas escolas resulte em uma experiência positiva para as(os) professoras(es) e para as(os) estudantes, tendo como pressuposto a importância da Sociologia, que tem um caráter indispensável na formação básica, não só no contexto acadêmico para conclusão do ensino médio, mas também para a formação das(os) estudantes enquanto seres sociais, contemplando suas vivências em sociedade e o modo como veem o mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID218_TB221_16062025234615.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianaalvesoliveira20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O ensino de Sociologia no Brasil passou por diversas transformações durante o seu processo de inserção na educação básica, acompanhado de contextos histórico-culturais complexos que influenciaram sua configuração no sistema de ensino (Silva, 2007). Desse cenário de instabilidade surge o objeto desta pesquisa, partindo de indagações quanto ao modo como a Sociologia é percebida pelas(os) estudantes, em especial no contexto do Distrito Federal. No contato com estudantes e professoras(es), a partir de vivências vinculadas ao projeto de extensão Ciências Sociais nas Escolas (CiSo) do qual os autores são integrantes, foi possível identificar uma constante: docentes cansadas(os) e estudantes desinteressadas(os), o que levantou questões acerca do papel que a disciplina de sociologia estaria ocupando na formação dessas(es) estudantes e quais eram suas perspectivas acerca disso. Nesse contexto, vale ressaltar que não é um problema pertencente apenas à Sociologia, sendo visto também em outras disciplinas, seja a partir da carência de recursos didáticos, na infraestrutura das escolas, no currículo e/ou no planejamento das aulas, resultando em docentes e discentes desmotivadas(os), o que leva a supor que o desinteresse e o cansaço não sejam exclusivos da disciplina de sociologia, apesar de ser o foco da pesquisa. Com isso posto, considera-se pertinente buscar compreender a perspectiva das(os) estudantes e o seu entendimento acerca das contribuições da disciplina de sociologia para a sua formação, além de considerar a visão dos(as) professores(as) que têm um papel ativo nesse contexto. Diante disso, partindo da observação participante e da atuação em escolas públicas do Distrito Federal, procuramos entender o funcionamento dessas dinâmicas e construir nosso objeto de pesquisa. Pretende-se a partir da pesquisa (re)pensar o que tem sido feito e o que pode ser feito para que a presença da Sociologia nas escolas resulte em uma experiência positiva para as(os) professoras(es) e para as(os) estudantes, tendo como pressuposto a importância da Sociologia, que tem um caráter indispensável na formação básica, não só no contexto acadêmico para conclusão do ensino médio, mas também para a formação das(os) estudantes enquanto seres sociais, contemplando suas vivências em sociedade e o modo como veem o mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.