ENSINO DE SOCIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA VISÃO DE DOCENTES E ESTUDANTES NO CONTEXTO DO DISTRITO FEDERAL
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122160 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA VISÃO DE DOCENTES E ESTUDANTES NO CONTEXTO DO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "O ensino de Sociologia no Brasil passou por diversas transformações durante o seu processo de inserção na educação básica, acompanhado de contextos histórico-culturais complexos que influenciaram sua configuração no sistema de ensino (Silva, 2007). Desse cenário de instabilidade surge o objeto desta pesquisa, partindo de indagações quanto ao modo como a Sociologia é percebida pelas(os) estudantes, em especial no contexto do Distrito Federal. No contato com estudantes e professoras(es), a partir de vivências vinculadas ao projeto de extensão Ciências Sociais nas Escolas (CiSo) do qual os autores são integrantes, foi possível identificar uma constante: docentes cansadas(os) e estudantes desinteressadas(os), o que levantou questões acerca do papel que a disciplina de sociologia estaria ocupando na formação dessas(es) estudantes e quais eram suas perspectivas acerca disso. Nesse contexto, vale ressaltar que não é um problema pertencente apenas à Sociologia, sendo visto também em outras disciplinas, seja a partir da carência de recursos didáticos, na infraestrutura das escolas, no currículo e/ou no planejamento das aulas, resultando em docentes e discentes desmotivadas(os), o que leva a supor que o desinteresse e o cansaço não sejam exclusivos da disciplina de sociologia, apesar de ser o foco da pesquisa. Com isso posto, considera-se pertinente buscar compreender a perspectiva das(os) estudantes e o seu entendimento acerca das contribuições da disciplina de sociologia para a sua formação, além de considerar a visão dos(as) professores(as) que têm um papel ativo nesse contexto. Diante disso, partindo da observação participante e da atuação em escolas públicas do Distrito Federal, procuramos entender o funcionamento dessas dinâmicas e construir nosso objeto de pesquisa. Pretende-se a partir da pesquisa (re)pensar o que tem sido feito e o que pode ser feito para que a presença da Sociologia nas escolas resulte em uma experiência positiva para as(os) professoras(es) e para as(os) estudantes, tendo como pressuposto a importância da Sociologia, que tem um caráter indispensável na formação básica, não só no contexto acadêmico para conclusão do ensino médio, mas também para a formação das(os) estudantes enquanto seres sociais, contemplando suas vivências em sociedade e o modo como veem o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID218_TB221_16062025234615.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianaalvesoliveira20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122160 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 218 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA VISÃO DE DOCENTES E ESTUDANTES NO CONTEXTO DO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "O ensino de Sociologia no Brasil passou por diversas transformações durante o seu processo de inserção na educação básica, acompanhado de contextos histórico-culturais complexos que influenciaram sua configuração no sistema de ensino (Silva, 2007). Desse cenário de instabilidade surge o objeto desta pesquisa, partindo de indagações quanto ao modo como a Sociologia é percebida pelas(os) estudantes, em especial no contexto do Distrito Federal. No contato com estudantes e professoras(es), a partir de vivências vinculadas ao projeto de extensão Ciências Sociais nas Escolas (CiSo) do qual os autores são integrantes, foi possível identificar uma constante: docentes cansadas(os) e estudantes desinteressadas(os), o que levantou questões acerca do papel que a disciplina de sociologia estaria ocupando na formação dessas(es) estudantes e quais eram suas perspectivas acerca disso. Nesse contexto, vale ressaltar que não é um problema pertencente apenas à Sociologia, sendo visto também em outras disciplinas, seja a partir da carência de recursos didáticos, na infraestrutura das escolas, no currículo e/ou no planejamento das aulas, resultando em docentes e discentes desmotivadas(os), o que leva a supor que o desinteresse e o cansaço não sejam exclusivos da disciplina de sociologia, apesar de ser o foco da pesquisa. Com isso posto, considera-se pertinente buscar compreender a perspectiva das(os) estudantes e o seu entendimento acerca das contribuições da disciplina de sociologia para a sua formação, além de considerar a visão dos(as) professores(as) que têm um papel ativo nesse contexto. Diante disso, partindo da observação participante e da atuação em escolas públicas do Distrito Federal, procuramos entender o funcionamento dessas dinâmicas e construir nosso objeto de pesquisa. Pretende-se a partir da pesquisa (re)pensar o que tem sido feito e o que pode ser feito para que a presença da Sociologia nas escolas resulte em uma experiência positiva para as(os) professoras(es) e para as(os) estudantes, tendo como pressuposto a importância da Sociologia, que tem um caráter indispensável na formação básica, não só no contexto acadêmico para conclusão do ensino médio, mas também para a formação das(os) estudantes enquanto seres sociais, contemplando suas vivências em sociedade e o modo como veem o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID218_TB221_16062025234615.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianaalvesoliveira20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }