CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: EXPERIÊNCIAS E CONTRADIÇÕES NA EDUCAÇÃO PRISIONAL EM MINAS GERAIS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122235 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 833 "titulo" => "CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: EXPERIÊNCIAS E CONTRADIÇÕES NA EDUCAÇÃO PRISIONAL EM MINAS GERAIS" "resumo" => "O ambiente prisional, caracterizado como uma "instituição total" (Goffman), impõe lógicas de controle e segurança que afetam diretamente a dinâmica educacional. Rotinas como procedimentos de revista invasivos e o controle estrito de materiais desmotivam os estudantes e limitam a autonomia pedagógica. Nesse cenário, o currículo de Sociologia se transforma em um "território em disputa" (Arroyo). A professora relata a necessidade constante de adaptar conteúdos e metodologias para resistir às limitações impostas, como o tempo de aula drasticamente reduzido, buscando ainda assim construir um ensino relevante. A avaliação também se mostra contraditória: há uma pressão por resultados em exames externos como o ENEM PPL, mas as condições reais de preparo dos alunos são extremamente precárias, evidenciando um profundo descompasso. Relatos indicam ainda que punições administrativas por questões triviais podem interromper o processo educativo. As relações sociais são igualmente complexas: tensas e hierarquizadas com os agentes penitenciários, que detêm o poder sobre a realização das aulas, mas de respeito e reconhecimento mútuo com os alunos. O estudo conclui que existe uma forte contradição entre o direito à educação e a lógica punitiva do cárcere, reforçando a urgência de políticas educacionais que considerem as especificidades desse contexto e apoiem práticas pedagógicas mais críticas e humanizadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 02: AS DIFERENTES RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID833_TB319_05052025111354.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE CARVALHO NUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "criscns2006@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122235 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 833 "titulo" => "CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA E AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: EXPERIÊNCIAS E CONTRADIÇÕES NA EDUCAÇÃO PRISIONAL EM MINAS GERAIS" "resumo" => "O ambiente prisional, caracterizado como uma "instituição total" (Goffman), impõe lógicas de controle e segurança que afetam diretamente a dinâmica educacional. Rotinas como procedimentos de revista invasivos e o controle estrito de materiais desmotivam os estudantes e limitam a autonomia pedagógica. Nesse cenário, o currículo de Sociologia se transforma em um "território em disputa" (Arroyo). A professora relata a necessidade constante de adaptar conteúdos e metodologias para resistir às limitações impostas, como o tempo de aula drasticamente reduzido, buscando ainda assim construir um ensino relevante. A avaliação também se mostra contraditória: há uma pressão por resultados em exames externos como o ENEM PPL, mas as condições reais de preparo dos alunos são extremamente precárias, evidenciando um profundo descompasso. Relatos indicam ainda que punições administrativas por questões triviais podem interromper o processo educativo. As relações sociais são igualmente complexas: tensas e hierarquizadas com os agentes penitenciários, que detêm o poder sobre a realização das aulas, mas de respeito e reconhecimento mútuo com os alunos. O estudo conclui que existe uma forte contradição entre o direito à educação e a lógica punitiva do cárcere, reforçando a urgência de políticas educacionais que considerem as especificidades desse contexto e apoiem práticas pedagógicas mais críticas e humanizadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 02: AS DIFERENTES RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID833_TB319_05052025111354.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE CARVALHO NUNES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "criscns2006@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }