Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PARANÁ: A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ILHA DOS VALADARES

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este relato de experiência apresenta reflexões desenvolvidas durante os Estágios Supervisionados no Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes, localizado na Ilha dos Valadares, em Paranaguá-PR. O objetivo foi compreender a cultura escolar e analisar os impactos das políticas educacionais recentes, com foco na implantação do Novo Ensino Médio (NEM). A pesquisa teve abordagem exploratória e descritiva, com base em revisão bibliográfica, observação de campo e entrevistas semiestruturadas. A análise fundamenta-se na crítica de Silva (2019) à reforma do ensino e na metodologia de Antônio Candido, voltada à sociologia da escola. A vivência no Colégio permitiu identificar obstáculos estruturais à aprendizagem, sobretudo após reformas. A oferta exclusiva do Ensino Médio no período noturno compromete o acesso à educação e a adequação ao novo modelo curricular. As entrevistas evidenciaram os efeitos da plataformização do ensino no Paraná, que limita a mediação docente e a autonomia pedagógica. Apesar das melhorias físicas, persistem desafios quanto à infraestrutura, uso de tecnologias e ampliação curricular. O estágio, ao possibilitar a imersão no cotidiano escolar, revelou que a prática docente vai além do planejamento e da sala de aula, abrangendo relações interpessoais, conflitos, limites institucionais e o compromisso com a comunidade. Assim, possibilita um espaço formativo essencial para compreender a escola em sua totalidade e complexidade.

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