JOGO DA CIDADANIA: EDUCAÇÃO POLÍTICA COM METODOLOGIAS ATIVAS NO PROJETO CÂMARA MIRIM
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122141 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "JOGO DA CIDADANIA: EDUCAÇÃO POLÍTICA COM METODOLOGIAS ATIVAS NO PROJETO CÂMARA MIRIM" "resumo" => "Este trabalho traz um relato sobre a experiência de criar e aplicar o Jogo da Cidadania, uma atividade educativa que fez parte do projeto de extensão Câmara Mirim, ligado à Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG). O objetivo foi introduzir conceitos básicos de ciência política para alunos do ensino fundamental, abordando temas como cidadania, democracia, os três poderes e a participação popular. A atividade utilizou metodologias ativas, promovendo diversão, cooperação e o protagonismo dos estudantes. Baseado no “Jogo das Eleições”, de Cynthia de Lima Krahenbuhl (2016), o jogo foi adaptado por estagiários, professores e supervisores, resultando em um tabuleiro humano dinâmico e interativo. O objetivo central foi criar uma oficina de educação política utilizando metodologias ativas e lúdicas, engajando os estudantes e favorecendo a compreensão de conceitos políticos. Para isso, organizamos um jogo que funcionou como um tabuleiro humano, com 100 alunos divididos em grupos. Esses grupos respondiam perguntas sobre temas políticos e sociais, e, ao receberem envelopes com dilemas e vantagens, podiam avançar no jogo. Na fase final, um quebra-cabeça coletivo incentivou a colaboração, que é essencial tanto para o jogo quanto para a vida política. A metodologia, baseada nas ideias de Moran (2015), priorizou a participação, criatividade e autonomia dos estudantes. O jogo quebrou com o ensino passivo, estimulando debates e promovendo a cooperação entre os alunos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 11: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID696_TB195_16062025211050.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANDA DE PAULA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANANDA" "autor_email" => "ananda.paula@estudante.ufjf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122141 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "JOGO DA CIDADANIA: EDUCAÇÃO POLÍTICA COM METODOLOGIAS ATIVAS NO PROJETO CÂMARA MIRIM" "resumo" => "Este trabalho traz um relato sobre a experiência de criar e aplicar o Jogo da Cidadania, uma atividade educativa que fez parte do projeto de extensão Câmara Mirim, ligado à Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG). O objetivo foi introduzir conceitos básicos de ciência política para alunos do ensino fundamental, abordando temas como cidadania, democracia, os três poderes e a participação popular. A atividade utilizou metodologias ativas, promovendo diversão, cooperação e o protagonismo dos estudantes. Baseado no “Jogo das Eleições”, de Cynthia de Lima Krahenbuhl (2016), o jogo foi adaptado por estagiários, professores e supervisores, resultando em um tabuleiro humano dinâmico e interativo. O objetivo central foi criar uma oficina de educação política utilizando metodologias ativas e lúdicas, engajando os estudantes e favorecendo a compreensão de conceitos políticos. Para isso, organizamos um jogo que funcionou como um tabuleiro humano, com 100 alunos divididos em grupos. Esses grupos respondiam perguntas sobre temas políticos e sociais, e, ao receberem envelopes com dilemas e vantagens, podiam avançar no jogo. Na fase final, um quebra-cabeça coletivo incentivou a colaboração, que é essencial tanto para o jogo quanto para a vida política. A metodologia, baseada nas ideias de Moran (2015), priorizou a participação, criatividade e autonomia dos estudantes. O jogo quebrou com o ensino passivo, estimulando debates e promovendo a cooperação entre os alunos." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 11: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID696_TB195_16062025211050.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANDA DE PAULA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ANANDA" "autor_email" => "ananda.paula@estudante.ufjf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }