Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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JOGO DA CIDADANIA: EDUCAÇÃO POLÍTICA COM METODOLOGIAS ATIVAS NO PROJETO CÂMARA MIRIM

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este trabalho traz um relato sobre a experiência de criar e aplicar o Jogo da Cidadania, uma atividade educativa que fez parte do projeto de extensão Câmara Mirim, ligado à Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG). O objetivo foi introduzir conceitos básicos de ciência política para alunos do ensino fundamental, abordando temas como cidadania, democracia, os três poderes e a participação popular. A atividade utilizou metodologias ativas, promovendo diversão, cooperação e o protagonismo dos estudantes. Baseado no “Jogo das Eleições”, de Cynthia de Lima Krahenbuhl (2016), o jogo foi adaptado por estagiários, professores e supervisores, resultando em um tabuleiro humano dinâmico e interativo. O objetivo central foi criar uma oficina de educação política utilizando metodologias ativas e lúdicas, engajando os estudantes e favorecendo a compreensão de conceitos políticos. Para isso, organizamos um jogo que funcionou como um tabuleiro humano, com 100 alunos divididos em grupos. Esses grupos respondiam perguntas sobre temas políticos e sociais, e, ao receberem envelopes com dilemas e vantagens, podiam avançar no jogo. Na fase final, um quebra-cabeça coletivo incentivou a colaboração, que é essencial tanto para o jogo quanto para a vida política. A metodologia, baseada nas ideias de Moran (2015), priorizou a participação, criatividade e autonomia dos estudantes. O jogo quebrou com o ensino passivo, estimulando debates e promovendo a cooperação entre os alunos.

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