O MAPA MENTAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: IMPACTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122122 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 337 "titulo" => "O MAPA MENTAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: IMPACTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A prática pedagógica desempenha um papel essencial nos processos de ensino e aprendizagem, visto que os métodos adotados pelo professor influenciam diretamente o desenvolvimento dos estudantes. É fundamental que o docente valorize a realidade dos alunos, associando seus conhecimentos prévios aos saberes escolares. Os diferentes contextos socioeconômicos e culturais impactam de maneira distinta a trajetória estudantil, desafiando a escola a se adaptar a essa diversidade, especialmente após a democratização do ensino, que ampliou o acesso à educação. Nesse cenário, esta pesquisa e o projeto de intervenção foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar o ensino e a aprendizagem de docentes e estudantes do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Sociologia. O estudo teve como propósito analisar os impactos do uso de mapas mentais na aprendizagem, investigando como essa ferramenta contribui para a organização do conhecimento e a retenção de informações. Além disso, buscou compreender a influência de variáveis sociais, econômicas e culturais na aprendizagem dos alunos. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, combinando pesquisa bibliográfica, fundamentada na teoria dos capitais de Pierre Bourdieu, e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários de Sociologia e socioeconômico. Os resultados indicaram que os mapas mentais foram eficazes para a aprendizagem, proporcionando melhora nas notas dos alunos. No entanto, ao considerar as variáveis analisadas, observou-se que as disparidades entre os estudantes permaneceram, uma vez que aqueles com notas mais altas continuaram à frente, mesmo com o progresso geral do grupo. Dessa forma, conclui-se que os mapas mentais são um recurso metodológico relevante para a prática pedagógica, contribuindo para a aprendizagem, mas sem reduzir significativamente as desigualdades acadêmicas entre os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 05: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E PROFSOCIO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID337_TB168_16062025143349.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GESLANE SALES" "autor_nome_curto" => "GESLANE" "autor_email" => "maria.sales6@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122122 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 337 "titulo" => "O MAPA MENTAL COMO INSTRUMENTO DE APOIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: IMPACTOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "A prática pedagógica desempenha um papel essencial nos processos de ensino e aprendizagem, visto que os métodos adotados pelo professor influenciam diretamente o desenvolvimento dos estudantes. É fundamental que o docente valorize a realidade dos alunos, associando seus conhecimentos prévios aos saberes escolares. Os diferentes contextos socioeconômicos e culturais impactam de maneira distinta a trajetória estudantil, desafiando a escola a se adaptar a essa diversidade, especialmente após a democratização do ensino, que ampliou o acesso à educação. Nesse cenário, esta pesquisa e o projeto de intervenção foram desenvolvidos com o objetivo de auxiliar o ensino e a aprendizagem de docentes e estudantes do terceiro ano do ensino médio na disciplina de Sociologia. O estudo teve como propósito analisar os impactos do uso de mapas mentais na aprendizagem, investigando como essa ferramenta contribui para a organização do conhecimento e a retenção de informações. Além disso, buscou compreender a influência de variáveis sociais, econômicas e culturais na aprendizagem dos alunos. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e quantitativa, combinando pesquisa bibliográfica, fundamentada na teoria dos capitais de Pierre Bourdieu, e pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários de Sociologia e socioeconômico. Os resultados indicaram que os mapas mentais foram eficazes para a aprendizagem, proporcionando melhora nas notas dos alunos. No entanto, ao considerar as variáveis analisadas, observou-se que as disparidades entre os estudantes permaneceram, uma vez que aqueles com notas mais altas continuaram à frente, mesmo com o progresso geral do grupo. Dessa forma, conclui-se que os mapas mentais são um recurso metodológico relevante para a prática pedagógica, contribuindo para a aprendizagem, mas sem reduzir significativamente as desigualdades acadêmicas entre os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 05: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E PROFSOCIO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID337_TB168_16062025143349.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GESLANE SALES" "autor_nome_curto" => "GESLANE" "autor_email" => "maria.sales6@prof.ce.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }