Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

O DOCUMENTÁRIO "PREPAROS DE FÉ" COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCATIVA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DO AMAPÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 17: “NOSSA VOZ, NOSSA VEZ!”: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122099
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 143
    "inscrito_id" => 571
    "titulo" => "O DOCUMENTÁRIO "PREPAROS DE FÉ" COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCATIVA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DO AMAPÁ"
    "resumo" => "Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel do ensino de sociologia na formação de olhares críticos e sensíveis sobre a realidade amazônica, a partir da experiência estética de um grupo de estudantes de uma escola quilombola no Amapá ao assistir ao documentário “Preparos de Fé”, buscou-se estudar a cultura a partir da realidade local, integrando essa vivência ao componente curricular do ensino médio. Partimos da necessidade de reelaborar as percepções historicamente construídas sobre as Amazônias, território plural e ancestral, marcado por expropriações simbólicas e materiais. Nesse processo, defende-se que a educação da cultura visual pode funcionar como ferramenta epistemológica e pedagógica para ressignificar visualidades e comportamentos, contribuindo para o acesso e a participação dos sujeitos na construção de narrativas sobre seus territórios. Dialogamos para tais reflexões com autores como Hernández (2007), Martins (2010), Ailton Krenak (2019), Nego Bispo (2015), Conceição Evaristo (2017), Carlos Walter Porto-Gonçalves (2006), Bruno Malheiros (2021), Paes Loureiro (2019) e Marques (2025), o texto propõe uma articulação entre sociologia, visualidade e educação contextualizada como possibilidade de resistência, reconhecimento e reexistência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 17: “NOSSA VOZ, NOSSA VEZ!”: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID571_TB143_16062025212440.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA GALVÃO BRAGA FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA GALVÃO"
    "autor_email" => "g.galvao22.gg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122099
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 143
    "inscrito_id" => 571
    "titulo" => "O DOCUMENTÁRIO "PREPAROS DE FÉ" COMO EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCATIVA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA DO AMAPÁ"
    "resumo" => "Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel do ensino de sociologia na formação de olhares críticos e sensíveis sobre a realidade amazônica, a partir da experiência estética de um grupo de estudantes de uma escola quilombola no Amapá ao assistir ao documentário “Preparos de Fé”, buscou-se estudar a cultura a partir da realidade local, integrando essa vivência ao componente curricular do ensino médio. Partimos da necessidade de reelaborar as percepções historicamente construídas sobre as Amazônias, território plural e ancestral, marcado por expropriações simbólicas e materiais. Nesse processo, defende-se que a educação da cultura visual pode funcionar como ferramenta epistemológica e pedagógica para ressignificar visualidades e comportamentos, contribuindo para o acesso e a participação dos sujeitos na construção de narrativas sobre seus territórios. Dialogamos para tais reflexões com autores como Hernández (2007), Martins (2010), Ailton Krenak (2019), Nego Bispo (2015), Conceição Evaristo (2017), Carlos Walter Porto-Gonçalves (2006), Bruno Malheiros (2021), Paes Loureiro (2019) e Marques (2025), o texto propõe uma articulação entre sociologia, visualidade e educação contextualizada como possibilidade de resistência, reconhecimento e reexistência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 17: “NOSSA VOZ, NOSSA VEZ!”: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID571_TB143_16062025212440.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA GALVÃO BRAGA FURTADO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA GALVÃO"
    "autor_email" => "g.galvao22.gg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel do ensino de sociologia na formação de olhares críticos e sensíveis sobre a realidade amazônica, a partir da experiência estética de um grupo de estudantes de uma escola quilombola no Amapá ao assistir ao documentário “Preparos de Fé”, buscou-se estudar a cultura a partir da realidade local, integrando essa vivência ao componente curricular do ensino médio. Partimos da necessidade de reelaborar as percepções historicamente construídas sobre as Amazônias, território plural e ancestral, marcado por expropriações simbólicas e materiais. Nesse processo, defende-se que a educação da cultura visual pode funcionar como ferramenta epistemológica e pedagógica para ressignificar visualidades e comportamentos, contribuindo para o acesso e a participação dos sujeitos na construção de narrativas sobre seus territórios. Dialogamos para tais reflexões com autores como Hernández (2007), Martins (2010), Ailton Krenak (2019), Nego Bispo (2015), Conceição Evaristo (2017), Carlos Walter Porto-Gonçalves (2006), Bruno Malheiros (2021), Paes Loureiro (2019) e Marques (2025), o texto propõe uma articulação entre sociologia, visualidade e educação contextualizada como possibilidade de resistência, reconhecimento e reexistência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.