METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS APLICADAS ÀS AULAS DO NÚCLEO DE GÊNERO DA EREM PROF. CÂNDIDO DUARTE
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122182 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 714 "titulo" => "METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS APLICADAS ÀS AULAS DO NÚCLEO DE GÊNERO DA EREM PROF. CÂNDIDO DUARTE" "resumo" => "A proposta deste trabalho de conclusão de curso teve como tema “Formas de desigualdade ligadas a gênero no mundo do trabalho” e foi aplicada em uma sequência didática, utilizando o tempo pedagógico de uma disciplina eletiva. Contou com a participação de 40 estudantes do ensino médio, dos 1º, 2º e 3º anos, entre 15 e 17 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, localizada na área metropolitana de Recife, no período do segundo semestre de 2023. O espaço da escola é um ambiente que possibilita a reflexão e cria novas possibilidades de compreensão, uma vez que esses indivíduos em formação têm a oportunidade de conhecer teorias e discussões a que, por vezes, não tinham acesso em seus núcleos familiares ou em outros lugares que frequentam. Buscamos, com a realização deste trabalho, fornecer elementos para que os/as estudantes pudessem se apropriar das teorias de gênero a partir de uma proposta pedagógica capaz de favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico e, desse modo, contribuir para uma sociedade mais inclusiva. Enfocar as questões de gênero no ensino médio oferece a possibilidade de engajar estudantes e toda a comunidade escolar em uma discussão de grande relevância, pois compreender as teorias de estudiosos e estudiosas que propõem um pensamento plural, que analisam profundamente as representações sociais, leva nos ao exercício reflexivo de rompimento com pensamentos retrógrados, alimentados constantemente pela cultura da desigualdade de gênero, tendo, muitas vezes, a figura do homem como o grande referencial. Pensando em metodologias para uma aprendizagem significativa, propomos a utilização de metodologias participativas como ferramenta para o envolvimento ativo dos estudantes em processos de produção de conhecimento. Para analisar como os estudantes compreendem a desigualdade de gênero no mundo do trabalho, utilizamos seus próprios depoimentos e a produção audiovisual como projeto coletivo dentro da escola. O propósito desse material é contribuir na prática pedagógica de professores do ensino médio, de modo que se sintam inspirados a desenvolver, a partir de sua realidade, discussões sobre a desigualdade de gênero, funcionando, assim, como uma ferramenta sociológica para refletir e reelaborar conceitos sobre gênero e mitigar preconceitos. Buscamos verificar como essa experiência repercutiu na maneira dos/das estudantes compreenderem o outro, de refletirem sobre as temáticas que abordam as questões de gênero e diversidade, para verificarmos o desenvolvimento desses sujeitos. De acordo com a proposta de roteiro e produção, pudemos analisar a mensagem que os estudantes pretenderam transmitir, uma vez que refletiram sobre a temática abordada na intervenção e desenvolveram suas ponderações para concretizar seu argumento na construção do produto audiovisual, além de desenvolverem e aprofundarem seus conhecimentos sobre as questões de genero no mundo do trabalho" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID714_TB254_16062025221543.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIA CAVALCANTI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MONIA" "autor_email" => "monia.cavalcantis@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122182 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 714 "titulo" => "METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS APLICADAS ÀS AULAS DO NÚCLEO DE GÊNERO DA EREM PROF. CÂNDIDO DUARTE" "resumo" => "A proposta deste trabalho de conclusão de curso teve como tema “Formas de desigualdade ligadas a gênero no mundo do trabalho” e foi aplicada em uma sequência didática, utilizando o tempo pedagógico de uma disciplina eletiva. Contou com a participação de 40 estudantes do ensino médio, dos 1º, 2º e 3º anos, entre 15 e 17 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, localizada na área metropolitana de Recife, no período do segundo semestre de 2023. O espaço da escola é um ambiente que possibilita a reflexão e cria novas possibilidades de compreensão, uma vez que esses indivíduos em formação têm a oportunidade de conhecer teorias e discussões a que, por vezes, não tinham acesso em seus núcleos familiares ou em outros lugares que frequentam. Buscamos, com a realização deste trabalho, fornecer elementos para que os/as estudantes pudessem se apropriar das teorias de gênero a partir de uma proposta pedagógica capaz de favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico e, desse modo, contribuir para uma sociedade mais inclusiva. Enfocar as questões de gênero no ensino médio oferece a possibilidade de engajar estudantes e toda a comunidade escolar em uma discussão de grande relevância, pois compreender as teorias de estudiosos e estudiosas que propõem um pensamento plural, que analisam profundamente as representações sociais, leva nos ao exercício reflexivo de rompimento com pensamentos retrógrados, alimentados constantemente pela cultura da desigualdade de gênero, tendo, muitas vezes, a figura do homem como o grande referencial. Pensando em metodologias para uma aprendizagem significativa, propomos a utilização de metodologias participativas como ferramenta para o envolvimento ativo dos estudantes em processos de produção de conhecimento. Para analisar como os estudantes compreendem a desigualdade de gênero no mundo do trabalho, utilizamos seus próprios depoimentos e a produção audiovisual como projeto coletivo dentro da escola. O propósito desse material é contribuir na prática pedagógica de professores do ensino médio, de modo que se sintam inspirados a desenvolver, a partir de sua realidade, discussões sobre a desigualdade de gênero, funcionando, assim, como uma ferramenta sociológica para refletir e reelaborar conceitos sobre gênero e mitigar preconceitos. Buscamos verificar como essa experiência repercutiu na maneira dos/das estudantes compreenderem o outro, de refletirem sobre as temáticas que abordam as questões de gênero e diversidade, para verificarmos o desenvolvimento desses sujeitos. De acordo com a proposta de roteiro e produção, pudemos analisar a mensagem que os estudantes pretenderam transmitir, uma vez que refletiram sobre a temática abordada na intervenção e desenvolveram suas ponderações para concretizar seu argumento na construção do produto audiovisual, além de desenvolverem e aprofundarem seus conhecimentos sobre as questões de genero no mundo do trabalho" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID714_TB254_16062025221543.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIA CAVALCANTI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MONIA" "autor_email" => "monia.cavalcantis@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }