Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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EQUIPES MULTIDISCIPLINARES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS DE AÇÕES E MEMORIAIS DO NÚCLEO REGIONAL DE ENSINO DE LONDRINA

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    "resumo" => "A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) constitui uma dimensão fundamental na construção de práticas pedagógicas comprometidas com a diversidade e a justiça social. Este trabalho analisa a atuação das equipes multidisciplinares vinculadas ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina/PR, com foco na implementação de ações de ERER no Ensino de Sociologia na educação básica. Considerando que a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 consolidaram a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar (Brasil, 2023, 2008), analisar o papel das equipes multidisciplinares revela tanto avanços quanto desafios na consolidação de uma educação antirracista, especialmente no campo das Ciências Humanas e Sociais. A existência das equipes multidisciplinares no Paraná há mais de uma década representou um avanço para a implementação da ERER na rede pública estadual. No entanto, o impacto dessas iniciativas ainda é limitado. Em 2024, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed) lançou o Selo ERER Enedina Alves Marques para reconhecer escolas que desenvolvem práticas antirracistas (Paraná, 2024). Apesar da rede estadual contar com mais de 2 mil instituições de ensino, apenas 1% obteve a pontuação necessária para a certificação. O dado evidencia a distância entre a legislação e sua efetiva implementação nas práticas pedagógicas e de gestão escolar. Como aponta Celina do Carmo da Silva Wotcoski, secretária de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP-Sindicato, o número reduzido de escolas certificadas revela que, após mais de 20 anos da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, a temática ainda não é tratada como prioridade no cotidiano escolar (Apenas, 2024). Esta análise reforça a necessidade de investigar os documentos produzidos pelas equipes multidisciplinares para compreender avanços, limites e possibilidades da efetivação da ERER no Ensino de Sociologia no Paraná. O objetivo geral deste trabalho é analisar as ações e estratégias voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Sociologia, a partir da leitura dos planos de ação e memoriais produzidos pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina. Para isso, propõe-se identificar práticas exitosas e fragilidades na implementação da ERER, refletir sobre a inter-relação entre o Ensino de Sociologia e a abordagem da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, bem como contribuir para o fortalecimento de práticas antirracistas no contexto escolar. Foi realizada uma pesquisa documental e qualitativa, com análise de memoriais descritivos e planos de ação das equipes multidisciplinares referentes aos anos de 2019, 2022 e 2023. Os documentos foram lidos de forma crítica, buscando categorias que evidenciassem ações de promoção da ERER no Ensino de Sociologia e a articulação entre conteúdos sociológicos, antropológicos e políticos. Conclui-se que, embora existam iniciativas importantes e uma consciência crescente da necessidade de práticas pedagógicas antirracistas, a efetivação da ERER no Ensino de Sociologia ainda enfrenta muitos desafios na rede estadual do Paraná. A análise dos memoriais e planos de ação demonstra a importância das equipes multidisciplinares, mas também aponta a necessidade de políticas públicas mais estruturadas e contínuas. Recomenda-se a ampliação de ações formativas, a inclusão da temática no projeto político-pedagógico e regimento escolar das escolas e o fortalecimento de avaliações específicas que considerem a educação antirracista como dimensão fundamental do processo educativo."
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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) constitui uma dimensão fundamental na construção de práticas pedagógicas comprometidas com a diversidade e a justiça social. Este trabalho analisa a atuação das equipes multidisciplinares vinculadas ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina/PR, com foco na implementação de ações de ERER no Ensino de Sociologia na educação básica. Considerando que a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 consolidaram a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar (Brasil, 2023, 2008), analisar o papel das equipes multidisciplinares revela tanto avanços quanto desafios na consolidação de uma educação antirracista, especialmente no campo das Ciências Humanas e Sociais. A existência das equipes multidisciplinares no Paraná há mais de uma década representou um avanço para a implementação da ERER na rede pública estadual. No entanto, o impacto dessas iniciativas ainda é limitado. Em 2024, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed) lançou o Selo ERER Enedina Alves Marques para reconhecer escolas que desenvolvem práticas antirracistas (Paraná, 2024). Apesar da rede estadual contar com mais de 2 mil instituições de ensino, apenas 1% obteve a pontuação necessária para a certificação. O dado evidencia a distância entre a legislação e sua efetiva implementação nas práticas pedagógicas e de gestão escolar. Como aponta Celina do Carmo da Silva Wotcoski, secretária de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP-Sindicato, o número reduzido de escolas certificadas revela que, após mais de 20 anos da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, a temática ainda não é tratada como prioridade no cotidiano escolar (Apenas, 2024). Esta análise reforça a necessidade de investigar os documentos produzidos pelas equipes multidisciplinares para compreender avanços, limites e possibilidades da efetivação da ERER no Ensino de Sociologia no Paraná. O objetivo geral deste trabalho é analisar as ações e estratégias voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Sociologia, a partir da leitura dos planos de ação e memoriais produzidos pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina. Para isso, propõe-se identificar práticas exitosas e fragilidades na implementação da ERER, refletir sobre a inter-relação entre o Ensino de Sociologia e a abordagem da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, bem como contribuir para o fortalecimento de práticas antirracistas no contexto escolar. Foi realizada uma pesquisa documental e qualitativa, com análise de memoriais descritivos e planos de ação das equipes multidisciplinares referentes aos anos de 2019, 2022 e 2023. Os documentos foram lidos de forma crítica, buscando categorias que evidenciassem ações de promoção da ERER no Ensino de Sociologia e a articulação entre conteúdos sociológicos, antropológicos e políticos. Conclui-se que, embora existam iniciativas importantes e uma consciência crescente da necessidade de práticas pedagógicas antirracistas, a efetivação da ERER no Ensino de Sociologia ainda enfrenta muitos desafios na rede estadual do Paraná. A análise dos memoriais e planos de ação demonstra a importância das equipes multidisciplinares, mas também aponta a necessidade de políticas públicas mais estruturadas e contínuas. Recomenda-se a ampliação de ações formativas, a inclusão da temática no projeto político-pedagógico e regimento escolar das escolas e o fortalecimento de avaliações específicas que considerem a educação antirracista como dimensão fundamental do processo educativo.

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