EQUIPES MULTIDISCIPLINARES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS DE AÇÕES E MEMORIAIS DO NÚCLEO REGIONAL DE ENSINO DE LONDRINA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122203 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 821 "titulo" => "EQUIPES MULTIDISCIPLINARES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS DE AÇÕES E MEMORIAIS DO NÚCLEO REGIONAL DE ENSINO DE LONDRINA" "resumo" => "A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) constitui uma dimensão fundamental na construção de práticas pedagógicas comprometidas com a diversidade e a justiça social. Este trabalho analisa a atuação das equipes multidisciplinares vinculadas ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina/PR, com foco na implementação de ações de ERER no Ensino de Sociologia na educação básica. Considerando que a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 consolidaram a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar (Brasil, 2023, 2008), analisar o papel das equipes multidisciplinares revela tanto avanços quanto desafios na consolidação de uma educação antirracista, especialmente no campo das Ciências Humanas e Sociais. A existência das equipes multidisciplinares no Paraná há mais de uma década representou um avanço para a implementação da ERER na rede pública estadual. No entanto, o impacto dessas iniciativas ainda é limitado. Em 2024, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed) lançou o Selo ERER Enedina Alves Marques para reconhecer escolas que desenvolvem práticas antirracistas (Paraná, 2024). Apesar da rede estadual contar com mais de 2 mil instituições de ensino, apenas 1% obteve a pontuação necessária para a certificação. O dado evidencia a distância entre a legislação e sua efetiva implementação nas práticas pedagógicas e de gestão escolar. Como aponta Celina do Carmo da Silva Wotcoski, secretária de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP-Sindicato, o número reduzido de escolas certificadas revela que, após mais de 20 anos da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, a temática ainda não é tratada como prioridade no cotidiano escolar (Apenas, 2024). Esta análise reforça a necessidade de investigar os documentos produzidos pelas equipes multidisciplinares para compreender avanços, limites e possibilidades da efetivação da ERER no Ensino de Sociologia no Paraná. O objetivo geral deste trabalho é analisar as ações e estratégias voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Sociologia, a partir da leitura dos planos de ação e memoriais produzidos pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina. Para isso, propõe-se identificar práticas exitosas e fragilidades na implementação da ERER, refletir sobre a inter-relação entre o Ensino de Sociologia e a abordagem da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, bem como contribuir para o fortalecimento de práticas antirracistas no contexto escolar. Foi realizada uma pesquisa documental e qualitativa, com análise de memoriais descritivos e planos de ação das equipes multidisciplinares referentes aos anos de 2019, 2022 e 2023. Os documentos foram lidos de forma crítica, buscando categorias que evidenciassem ações de promoção da ERER no Ensino de Sociologia e a articulação entre conteúdos sociológicos, antropológicos e políticos. Conclui-se que, embora existam iniciativas importantes e uma consciência crescente da necessidade de práticas pedagógicas antirracistas, a efetivação da ERER no Ensino de Sociologia ainda enfrenta muitos desafios na rede estadual do Paraná. A análise dos memoriais e planos de ação demonstra a importância das equipes multidisciplinares, mas também aponta a necessidade de políticas públicas mais estruturadas e contínuas. Recomenda-se a ampliação de ações formativas, a inclusão da temática no projeto político-pedagógico e regimento escolar das escolas e o fortalecimento de avaliações específicas que considerem a educação antirracista como dimensão fundamental do processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 17: “NOSSA VOZ, NOSSA VEZ!”: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID821_TB280_16062025210131.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CRISTINA BANDEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "aline.bandeira@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122203 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 280 "inscrito_id" => 821 "titulo" => "EQUIPES MULTIDISCIPLINARES PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ESTADO DO PARANÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS DE AÇÕES E MEMORIAIS DO NÚCLEO REGIONAL DE ENSINO DE LONDRINA" "resumo" => "A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) constitui uma dimensão fundamental na construção de práticas pedagógicas comprometidas com a diversidade e a justiça social. Este trabalho analisa a atuação das equipes multidisciplinares vinculadas ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina/PR, com foco na implementação de ações de ERER no Ensino de Sociologia na educação básica. Considerando que a Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 consolidaram a obrigatoriedade da inclusão da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar (Brasil, 2023, 2008), analisar o papel das equipes multidisciplinares revela tanto avanços quanto desafios na consolidação de uma educação antirracista, especialmente no campo das Ciências Humanas e Sociais. A existência das equipes multidisciplinares no Paraná há mais de uma década representou um avanço para a implementação da ERER na rede pública estadual. No entanto, o impacto dessas iniciativas ainda é limitado. Em 2024, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed) lançou o Selo ERER Enedina Alves Marques para reconhecer escolas que desenvolvem práticas antirracistas (Paraná, 2024). Apesar da rede estadual contar com mais de 2 mil instituições de ensino, apenas 1% obteve a pontuação necessária para a certificação. O dado evidencia a distância entre a legislação e sua efetiva implementação nas práticas pedagógicas e de gestão escolar. Como aponta Celina do Carmo da Silva Wotcoski, secretária de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP-Sindicato, o número reduzido de escolas certificadas revela que, após mais de 20 anos da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, a temática ainda não é tratada como prioridade no cotidiano escolar (Apenas, 2024). Esta análise reforça a necessidade de investigar os documentos produzidos pelas equipes multidisciplinares para compreender avanços, limites e possibilidades da efetivação da ERER no Ensino de Sociologia no Paraná. O objetivo geral deste trabalho é analisar as ações e estratégias voltadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Ensino de Sociologia, a partir da leitura dos planos de ação e memoriais produzidos pelo Núcleo Regional de Educação de Londrina. Para isso, propõe-se identificar práticas exitosas e fragilidades na implementação da ERER, refletir sobre a inter-relação entre o Ensino de Sociologia e a abordagem da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, bem como contribuir para o fortalecimento de práticas antirracistas no contexto escolar. Foi realizada uma pesquisa documental e qualitativa, com análise de memoriais descritivos e planos de ação das equipes multidisciplinares referentes aos anos de 2019, 2022 e 2023. Os documentos foram lidos de forma crítica, buscando categorias que evidenciassem ações de promoção da ERER no Ensino de Sociologia e a articulação entre conteúdos sociológicos, antropológicos e políticos. Conclui-se que, embora existam iniciativas importantes e uma consciência crescente da necessidade de práticas pedagógicas antirracistas, a efetivação da ERER no Ensino de Sociologia ainda enfrenta muitos desafios na rede estadual do Paraná. A análise dos memoriais e planos de ação demonstra a importância das equipes multidisciplinares, mas também aponta a necessidade de políticas públicas mais estruturadas e contínuas. Recomenda-se a ampliação de ações formativas, a inclusão da temática no projeto político-pedagógico e regimento escolar das escolas e o fortalecimento de avaliações específicas que considerem a educação antirracista como dimensão fundamental do processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 17: “NOSSA VOZ, NOSSA VEZ!”: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID821_TB280_16062025210131.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CRISTINA BANDEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "aline.bandeira@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }