Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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DOCÊNCIA E CONTROLE: UMA AUTOETNOGRAFIA SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM UM COLÉGIO CÍVICO-MILITAR DE CURITIBA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O Paraná é o estado brasileiro com o maior número de escolas no modelo cívico-militar, totalizando 312 instituições. Nesse modelo, militares da reserva atuam como monitores nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. A expansão desse modelo no Paraná teve início em 2020, com a tramitação da Lei 20.338, sancionada ainda durante a pandemia de Covid-19, e entrou em vigor já no ano seguinte. A aprovação rápida da lei gerou críticas de profissionais da educação e do Sindicato dos Professores (APP-Sindicato), que destacaram a falta de debate com a comunidade escolar. Assim, esse trabalho tem como objetivo evidenciar a realidade de uma escola cívico-militar em Curitiba, utilizando a autoetnografia para analisar como esse modelo impacta o cotidiano dos professores, especialmente no ensino de Sociologia. A pesquisa aponta que a instituição promove a formação de "corpos dóceis" ( Foucault, 2002) e uma vigilância constante sobre os docentes, com militares nos corredores, o que evidencia um controle institucional rigoroso. O estudo revela que o principal objetivo das escolas cívico-militares é a formação de indivíduos disciplinados, em detrimento de uma educação voltada para a emancipação e a formação de cidadãos críticos.

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