Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

O QUE REVELAM OS ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ESPAÇO ESCOLAR? UM ESTADO DA ARTE

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Esta pesquisa analisou a produção acadêmica sobre violência contra a mulher no ambiente educacional, com foco em narrativas de jovens estudantes, identificando lacunas e propondo novas perspectivas. O estudo baseou-se em um estado da arte realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (2019-2023) para a pesquisa Entre o dito e o vivido: a violência contra a mulher no contexto educacional por meio das narrativas de jovens estudantes do instituto federal de educação, ciência e tecnologia da Bahia, campus Vitória da Conquista – Ba, pesquisa está em andamento, utilizou-se autores críticos e pós-críticos, além de dados estatísticos de instituições especializadas no tema para análise e discursão. Os resultados revelaram escassez de trabalhos que utilizam narrativas das estudantes para compreender o fenômeno, especialmente em contextos interseccionais que consideram raça, classe social e gênero, isto se acentuada nas regiões Norte e Nordeste. Dos 13 trabalhos encontrados com os descritores "violência", "mulher", "educação", "estudantes" e "narrativas", apenas um abordou diretamente a temática. As análises indicam que as violências no ambiente educacional são frequentemente naturalizadas e pouco discutidas, com moderada atenção às especificidades regionais e aos marcadores sociais. As pesquisas existentes apresentam abordagens limitadas para compreender as experiências das estudantes, provavelmente pela ausência de análise numa perspectiva narrativa das estudantes envolvidas. Destaca-se, contudo, o papel da escola como espaço de transformação social e no enfrentamento à violência de gênero. Como contribuição, este estudo evidencia a necessidade de pesquisas que integrem narrativas estudantis e abordagens interseccionais, subsidiando políticas públicas e práticas educacionais mais efetivas. A pesquisa em andamento no IFBA Vitória da Conquista busca preencher essas lacunas, oferecendo insights para o enfrentamento da violência de gênero no contexto educacional.

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