O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122162 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 755 "titulo" => "O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "No trabalho em sala de aula, o professor de sociologia se depara com a bagagem sociocultural que os estudantes trazem de fora da escola. Muito dessa bagagem é construída através das vivencias desses alunos nas redes sociais, o que se manifesta em comentários destes, referentes aos mais diversos objetos sociais discutidos pela sociologia no ensino médio, como gênero, raça, política, trabalho, consumo, etc. O trabalho aqui proposto surge da inquietação de entender como a presença das redes sociais no cotidiano da juventude possui implicações na formação de identidades, senso crítico, acesso à informação e construção do conhecimento dos estudantes, sendo possível, e inclusive até necessário, o uso das redes sociais como ferramenta pedagógica do professor de sociologia. Como proposta metodológica, parte de uma perspectiva qualitativa, com uma pesquisa bibliográfica com vista a analisar os documentos curriculares que norteiam o ensino de sociologia no ensino médio, bem como a realização de um levantamento de perfis no Instagram que apresentem em suas postagens objetos da sociologia presentes do currículo do ensino médio, bem como refletir sobre como essas postagens podem fazer parte do plano de aula do professor de sociologia sendo relevante para que a prática pedagógica do professor e o currículo do componente de sociologia encontrem sentido diante da realidade do público estudantil que temos hoje dentro dos muros da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 19: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: USO DE TICS E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID755_TB223_16062025234144.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA FREITAS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "freitasunilab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122162 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 223 "inscrito_id" => 755 "titulo" => "O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "No trabalho em sala de aula, o professor de sociologia se depara com a bagagem sociocultural que os estudantes trazem de fora da escola. Muito dessa bagagem é construída através das vivencias desses alunos nas redes sociais, o que se manifesta em comentários destes, referentes aos mais diversos objetos sociais discutidos pela sociologia no ensino médio, como gênero, raça, política, trabalho, consumo, etc. O trabalho aqui proposto surge da inquietação de entender como a presença das redes sociais no cotidiano da juventude possui implicações na formação de identidades, senso crítico, acesso à informação e construção do conhecimento dos estudantes, sendo possível, e inclusive até necessário, o uso das redes sociais como ferramenta pedagógica do professor de sociologia. Como proposta metodológica, parte de uma perspectiva qualitativa, com uma pesquisa bibliográfica com vista a analisar os documentos curriculares que norteiam o ensino de sociologia no ensino médio, bem como a realização de um levantamento de perfis no Instagram que apresentem em suas postagens objetos da sociologia presentes do currículo do ensino médio, bem como refletir sobre como essas postagens podem fazer parte do plano de aula do professor de sociologia sendo relevante para que a prática pedagógica do professor e o currículo do componente de sociologia encontrem sentido diante da realidade do público estudantil que temos hoje dentro dos muros da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 19: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: USO DE TICS E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID755_TB223_16062025234144.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA FREITAS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "freitasunilab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }