Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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COMO JOVENS EX SECUNDARISTAS SE MANTÊM MOBILIZADOS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PAULISTA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar nexos entre reformas neoliberais na educação da rede pública estadual paulista e a formação de militância política entre jovens da cidade de São Paulo que, desde o movimento de ocupação das escolas contrário à política de reorganização escolar (2015 e 2016), se dedicam ao debate da educação pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que parte de estudo documental e bibliográfico sobre a política educacional paulista a partir de 2015 e seus efeitos, com especial atenção para a emergência de novas formas de militância e ação coletiva de resistência ao modelo da educação pública no estado. Destacam-se três categorias de militância protagonizadas por jovens ex-secundaristas da cidade de São Paulo e região metropolitana. A saber: grupo artístico, coletivo de comunidade local e ativismo. A partir da análise de suas formas de ação e percepção em relação à política educacional no estado, busca-se compreender as novas formas de resistências entre os atores enfocados. Partindo da hipótese de que as novas manifestações de resistência são respostas ao contexto da última década no campo da Educação paulista, marcado por políticas gerencialistas, este trabalho busca trazer dados das políticas de educação do Estado, orientadas pela lógica neoliberal, e resultados de entrevistas sobre as percepções e formas de ação dos jovens que se organizam contra as políticas na área da educação.

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