RELATO DE EXPERIÊNCIA: PENSAMENTO SOCIAL DO SAMBA – UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122148 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 773 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PENSAMENTO SOCIAL DO SAMBA – UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA" "resumo" => "O trabalho propõe integrar a Sociologia ao ensino de Artes e História através das Escolas de Samba, utilizando-as como ferramenta pedagógica para discutir identidade cultural, racismo, desigualdade social e resistência. Alinhado à Lei nº 13.415/2017 e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o projeto valoriza a interdisciplinaridade, conforme defendida por Hilton Japiassu, promovendo uma educação crítica e contextualizada, especialmente em contextos periféricos. As Escolas de Samba são analisadas como espaços de organização comunitária e resistência cultural, conforme Muniz Sodré, que destaca o samba como expressão da diáspora africana e instrumento de empoderamento. O estudo é dividido em módulos: 1. Origens do Samba: Vinculado às tradições africanas e à resistência em contextos opressivos. 2. Urbanização e Tensões Raciais: Processo de marginalização e apropriação pelo Estado, refletindo conflitos raciais e sociais. 3. Organização Comunitária: Papel das Escolas de Samba na valorização da cultura afro-brasileira e na mobilização política. 4. Baixada Fluminense: Caso prático de como essas instituições combatem estigmas regionais e reforçam identidades. A aplicação prática incluiu a criação de uma Escola de Samba fictícia por alunos, como a "Ecoar das 250", que abordou a Revolta da Chibata, integrando história, arte e crítica social. A iniciativa estimulou criatividade, trabalho em equipe e reflexão sobre justiça e memória histórica. Conclui-se que a abordagem interdisciplinar, ao conectar Sociologia com cultura popular, amplia o repertório dos estudantes e os torna agentes críticos da realidade social. A proposta reforça a educação como espaço de valorização da diversidade, em sintonia com diretrizes nacionais que priorizam cidadania consciente e respeito às diferenças." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 14: ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03: DEBATES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA INDÍGENA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID773_TB202_16062025022707.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Flávio Araujo" "autor_email" => "flavio.araujo.1@cp2.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122148 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 773 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PENSAMENTO SOCIAL DO SAMBA – UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM SALA DE AULA" "resumo" => "O trabalho propõe integrar a Sociologia ao ensino de Artes e História através das Escolas de Samba, utilizando-as como ferramenta pedagógica para discutir identidade cultural, racismo, desigualdade social e resistência. Alinhado à Lei nº 13.415/2017 e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o projeto valoriza a interdisciplinaridade, conforme defendida por Hilton Japiassu, promovendo uma educação crítica e contextualizada, especialmente em contextos periféricos. As Escolas de Samba são analisadas como espaços de organização comunitária e resistência cultural, conforme Muniz Sodré, que destaca o samba como expressão da diáspora africana e instrumento de empoderamento. O estudo é dividido em módulos: 1. Origens do Samba: Vinculado às tradições africanas e à resistência em contextos opressivos. 2. Urbanização e Tensões Raciais: Processo de marginalização e apropriação pelo Estado, refletindo conflitos raciais e sociais. 3. Organização Comunitária: Papel das Escolas de Samba na valorização da cultura afro-brasileira e na mobilização política. 4. Baixada Fluminense: Caso prático de como essas instituições combatem estigmas regionais e reforçam identidades. A aplicação prática incluiu a criação de uma Escola de Samba fictícia por alunos, como a "Ecoar das 250", que abordou a Revolta da Chibata, integrando história, arte e crítica social. A iniciativa estimulou criatividade, trabalho em equipe e reflexão sobre justiça e memória histórica. Conclui-se que a abordagem interdisciplinar, ao conectar Sociologia com cultura popular, amplia o repertório dos estudantes e os torna agentes críticos da realidade social. A proposta reforça a educação como espaço de valorização da diversidade, em sintonia com diretrizes nacionais que priorizam cidadania consciente e respeito às diferenças." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 14: ENSINO DE SOCIOLOGIA E A LEI 10.639/03: DEBATES SOBRE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA INDÍGENA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID773_TB202_16062025022707.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "Flávio Araujo" "autor_email" => "flavio.araujo.1@cp2.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }