A PLURALIDADE DAS ESTRUTURAS FAMILIARES E SEUS REFLEXOS NA RELAÇÃO ESCOLA-ESTUDANTE: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Pelotas, esta pesquisa teve como objetivo compreender como estudantes do Ensino Médio percebem a figura do responsável familiar e analisar a dificuldade dos discentes em falar do tema. A atividade pedagógica ocorreu no contexto de uma escola pública, com aplicação de questionário estruturado a partir do modelo World Values Survey (WVS), buscando captar um diagnóstico social dos discentes. A discussão teórica baseia-se em três autores centrais. Ivana Teixeira Silveira (2006) observa que a escola moderna assumiu papéis antes atribuídos à família, como a socialização moral, mas sustentaram o modus tradicional, desconsiderando novas formas familiares. Maria Alice Nogueira (1998), a partir de Bourdieu, destaca que a escola valoriza códigos culturais similares aos seus, o que marginaliza famílias populares com redes de cuidado ampliadas. 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METODOLOGIA A pesquisa foi desenvolvida com estudantes de duas turmas do Ensino Médio (segundo e terceiro ano) em uma escola pública. Aplicou-se um questionário baseado no World Values Survey (WVS), por meio do Google Forms. A análise dos dados foi quantitativa, com foco no cruzamento de duas perguntas-chave. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos identifica a mãe como principal responsável, seguida por outras figuras femininas. Essa tendência reforça a centralidade no cuidado familiar e evidencia a quebra entre a vivência deles e o modelo de responsável aceito socialmente. CONCLUSÃO Conclui-se que os dados colhidos dão distância entre os modelos oficiais e os vínculos afetivos vividos pelos estudantes, como também abriram caminho para questões no âmbito do projeto em andamento. Estes dados elaborados criam uma temática para o seguimento do projeto, uma vez que o retorno destes em atividades posteriores mostrou que são sensíveis ao debate." 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