A RECONTEXTUALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE SOCIOLOGIA E AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122011 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "A RECONTEXTUALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE SOCIOLOGIA E AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O artigo investiga a recontextualização dos currículos de sociologia no ensino médio, analisando os fatores que influenciam os professores e os desafios que enfrentam. A sociologia tem passado por transformações que impactam seu ensino, levando os educadores a buscar novos métodos para atender às exigências do Ministério da Educação. A disciplina desempenha um papel crucial na formação crítica dos estudantes, ajudando-os a entender as dinâmicas sociais e as estruturas de poder. Identificar os desafios e possibilidades enfrentados pelos docentes nesse processo de recontextualização. A pesquisa busca desestigmatizar a sociologia e explorar abordagens pedagógicas inovadoras, promovendo uma formação mais crítica e cidadã. E não só discute os desafios na implementação do currículo de sociologia, como a falta de materiais adequados, a formação insuficiente dos professores e a desvalorização da disciplina. Destaca a importância de adaptar os conteúdos à realidade social e às vivências dos estudantes, exigindo dos docentes uma prática pedagógica crítica e reflexiva. A pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e de revisão da literatura. Para melhor compreensão o artigo será estruturado de seguintes seções: Introdução; Experiências docentes e o ensino da sociologia; desafios na implementação do currículo de sociologia, possibilidades do ensino da sociologia, metodologia e considerações finais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID239_TB19_16052025230949.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL MFINDA PEDRO" "autor_nome_curto" => "MANUEL MARQUES" "autor_email" => "mfinda2019@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122011 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 239 "titulo" => "A RECONTEXTUALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS DE SOCIOLOGIA E AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO DA SOCIOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => "O artigo investiga a recontextualização dos currículos de sociologia no ensino médio, analisando os fatores que influenciam os professores e os desafios que enfrentam. A sociologia tem passado por transformações que impactam seu ensino, levando os educadores a buscar novos métodos para atender às exigências do Ministério da Educação. A disciplina desempenha um papel crucial na formação crítica dos estudantes, ajudando-os a entender as dinâmicas sociais e as estruturas de poder. Identificar os desafios e possibilidades enfrentados pelos docentes nesse processo de recontextualização. A pesquisa busca desestigmatizar a sociologia e explorar abordagens pedagógicas inovadoras, promovendo uma formação mais crítica e cidadã. E não só discute os desafios na implementação do currículo de sociologia, como a falta de materiais adequados, a formação insuficiente dos professores e a desvalorização da disciplina. Destaca a importância de adaptar os conteúdos à realidade social e às vivências dos estudantes, exigindo dos docentes uma prática pedagógica crítica e reflexiva. A pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e de revisão da literatura. Para melhor compreensão o artigo será estruturado de seguintes seções: Introdução; Experiências docentes e o ensino da sociologia; desafios na implementação do currículo de sociologia, possibilidades do ensino da sociologia, metodologia e considerações finais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID239_TB19_16052025230949.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUEL MFINDA PEDRO" "autor_nome_curto" => "MANUEL MARQUES" "autor_email" => "mfinda2019@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }