Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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JUVENTUDES E PERSPECTIVAS DE FUTURO EM DEBATE: GUIA DIDÁTICO – SOCIOLÓGICO PARA SUBSIDIAR PROFESSORES(AS) NAS AULAS DE PROJETO DE VIDA

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Diante desse cenário, esta pesquisa também tece algumas reflexões sobre o papel do professor no Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), no estado do Ceará. Esse profissional é responsável por ministrar aulas de Projeto de Vida, realizar acompanhamentos individuais, mapear dificuldades e prestar suporte pedagógico e socioemocional para a turma que lhe é designada. Para além desse fato, analisei as nuances em que essa disciplina estava sendo reproduzida no contexto pesquisado e como ela dialogava (ou não) com as perspectivas de futuro dos estudantes. Dentro desse campo, podemos destacar a presença dos condicionantes sociais que envolvem esses estudantes, e assim, reverberam nas suas experiências individuais para com as aspirações sobre o futuro. Nesse mesmo processo, a Escola caracteriza-se como espaço de reprodução, por vezes, na naturalização das hierarquias sociais, tal como aponta Bourdieu (1982). Ao perceber os desafios presentes na condução pedagógica do Projeto de Vida, a pesquisa apresenta o instrumental sociológico para conectar os estudantes com pautas/questões que se relacionam com a realidade de muitos jovens que estão nessa fase de transição: Conclusão do ensino médio ou Futuro profissional (pessoal). A partir disso, a produção da Cartilha Sociológica pode ser conduzida pelo docente como uma ação profissional, ampliando e conhecendo outras possibilidades para se trabalhar com a temática do futuro, pensando nas juventudes no contexto escolar Justificativa: Compreendendo a Sociologia como ferramenta de re?exão, este material se caracteriza como uma alternativa contextualizada à temas de interesse dos estudantes, levando em consideração a relação entre Escola x Sociedade. Ao perceber alguns dilemas, enquanto o período que fui Professor Diretor de Turma (PDT), senti a necessidade de aprofundar essas questões e que a Sociologia poderia me fornecer distintas ferramentas para compreender as juventudes e suas contradições diante desse cenário. No ano de 2024, transformei esses dilemas em estímulos de pesquisa do mestrado em Sociologia (PROFSOCIO). Considerei que era necessário produzir um material de linguagem acessível, curto em termos de páginas, e que tivesse uma natureza expositiva, não impositiva. Como primeiro forte desse estranhamento, o conceito de imaginação sociológica de Mills (1982) me instigou a refletir sobre essa abordagem pedagógica – o local pode nos ajudar a entender o geral. Partindo da experiência local, podemos adentar em muitas disposições acerca do projeto de vida. Considerei fundamental a reflexão sobre a cidade, sobre a escola e sobre um grupo de alunos específicos. Esse material se insere ao contexto em que estamos e a cidades mensuradas aos mesmos aspectos demográficos e sociais (que é de uma cidade com uma população pequena, pertencente ao interior do estado do Ceará). Ancorado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, de Saviani (2011), considero importante que o professor esteja a par da condição e realidade social do estudante, para que assim possa (re)construir alternativas contextualizadas e que dialogam com o aprendizado do estudante. Antes de pensar as “aulas” como um processo formativo, temos que estender o nosso olhar para esses estudantes como sujeitos que poder (e devem) ser agentes centrais da tarefa docente. Objetivos: Objetivo geral: Elaborar uma Cartilha Sociológica como material didático de suporte ao ensino de Projeto de Vida, integrando referencias sociológicas para subsidiar a prática docente e promover reflexões sobre as perspectivas de futuro dos estudantes no ensino médio. Objetivos Específicos: Identificar as perspectivas de futuro dos estudantes do 3º ano do ensino médio, da EEM Prof.ª Rosa Martins Camelo Melo, considerando os condicionantes sociais em interface aos seus projetos de vida; Analisar as relações entre a disciplina de Projeto de Vida, o currículo escolar e o papel da escola na construção de perspectivas para o futuro, destacando desafios pedagógicos e metodológicos; Refletir os dilemas enfrentados pelos professores que ministram Projeto de Vida, especialmente no contexto do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT). Métodos: A pesquisa teve uma combinação de diferentes abordagens, usando aportes qualitativos e quantitativos, e assim, elaborar o material pedagógico. Realizei um trabalho de campo, na escola em que sou professor de Sociologia, fazendo reflexões sobre a disciplina de Projeto de Vida e quais eram as perspectivas de futuro dos estudantes. A pesquisa foi realizada na EEM Prof.ª Rosa Martins Camelo Melo, localizada na cidade de Ibiapina, estado do Ceará. Os interlocutores de pesquisa foram os estudantes de 3º ano de três turmas de ensino médio dessa instituição em 2024. Para mapear as informações sobre os interlocutores (sobre aspectos socioeconômicos e profissionais) fiz a utilização de formulário Online, no modelo Forms do Google: Elaborei neste formulário um conjunto de perguntas estruturadas e fechadas, a fim de coletar dados sobre os desafios, anseios e vislumbres com relação ao futuro, além de traçar um perfil sobre esses interlocutores. Esses dados quantitativos me permitiram traçar um panorama a respeito dos projetos individuais dos alunos e como a escola atuava sob essas questões. Além disso, a pesquisa incluiu uma análise dos livros didáticos e de alguns instrumentais disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), tais como diretrizes e avaliações. Como outro recurso metodológico, fiz a utilização de grupos focais nas três turmas da instituição: realizei a interação direta com esses alunos por meio de debates, discussões em grupo e reflexões conjuntas acerca do tema “Escola e Futuro. Os estudantes apontaram suas críticas a respeito do currículo escolar, sentimentos e projeções de futuro e sugestões para as aulas de Projeto de Vida, em termos de abordagens. Por fim, realizei o cruzamento dessas informações estruturais com um banco de dados que me serviu de repositório para a formulação do material final. Conclusões e/ou Encaminhamentos Futuros: Conforme as informações obtidas no formulário, nos grupos focais e na minha experiência como professor diretor de turma, percebemos que há uma distância entre a proposta curricular formal do Projeto de Vida e as reais problemáticas dos alunos quanto às suas possibilidades para com o futuro. Os principais achados de pesquisa envolvem: Crítica ao currículo escolar – a partir das narrativas descritas pelos estudantes há uma descontextualização, pois não há um direcionamento objetivo sobre o mercado de trabalho, acesso à universidade, políticas públicas, reconhecimento local das oportunidades e entre outras; os condicionantes sociais e seus impactos: outro aspecto importante que emerge das narrativas dos estudantes diz respeito às barreiras que muitos desses sujeitos são atravessados, e ao mesmo tempo, limita as suas condições. Os fatores como classe, gênero, localização (meio rural), desigualdade econômica e ausência de políticas públicas para as juventudes exercem grandes influências sobre essa dinâmica e assim, direcionam tais perspectivas para o futuro; Relevância da Sociologia na compreensão das realidades juvenis: O trabalho destaca a relevância da disciplina para além de um saber, mas sim, uma importante ferramenta de criticidade e reflexão sobre o meio social, partindo da própria experiência; Proposta de ressignificação curricular. O material dispõe de atividades dinâmicas, com sugestões de aulas, apresentações de conceitos e de autores, debates com uma linguagem simplificada sobre temas em torno do futuro, além de sugestão de filmes e bibliografias. Referências BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. MILLS, Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro, Zahar Editora, 1982. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 319–324, 2013."
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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Tema Este trabalho consiste na apresentação de um material pedagógico oriundo de uma experiência final de pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsócio), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sendo representado como um instrumental de suporte a professor(es) de Projeto de Vida. Alinhada a esse propósito, realizei um trabalho de pesquisa que culminou em produção do que denomino como “Cartilha Sociológica” para subsídio teórico-metodológico aos professores(es) que ministram as aulas de Projeto de Vida. Relevância: A idealização desse material de suporte ao professor nasce com necessidade de ressignificar alguns componentes curriculares do ensino médio da educação pública, e, ao mesmo tempo, propor alternativas direcionadas a uma educação contextualizada, tendo em vista que a escola concentra muitas realidades, dilemas e ambiguidades, ancoradas as trajetórias de vida dos estudantes. Diante desse cenário, esta pesquisa também tece algumas reflexões sobre o papel do professor no Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), no estado do Ceará. Esse profissional é responsável por ministrar aulas de Projeto de Vida, realizar acompanhamentos individuais, mapear dificuldades e prestar suporte pedagógico e socioemocional para a turma que lhe é designada. Para além desse fato, analisei as nuances em que essa disciplina estava sendo reproduzida no contexto pesquisado e como ela dialogava (ou não) com as perspectivas de futuro dos estudantes. Dentro desse campo, podemos destacar a presença dos condicionantes sociais que envolvem esses estudantes, e assim, reverberam nas suas experiências individuais para com as aspirações sobre o futuro. Nesse mesmo processo, a Escola caracteriza-se como espaço de reprodução, por vezes, na naturalização das hierarquias sociais, tal como aponta Bourdieu (1982). 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Como outro recurso metodológico, fiz a utilização de grupos focais nas três turmas da instituição: realizei a interação direta com esses alunos por meio de debates, discussões em grupo e reflexões conjuntas acerca do tema “Escola e Futuro. Os estudantes apontaram suas críticas a respeito do currículo escolar, sentimentos e projeções de futuro e sugestões para as aulas de Projeto de Vida, em termos de abordagens. Por fim, realizei o cruzamento dessas informações estruturais com um banco de dados que me serviu de repositório para a formulação do material final. Conclusões e/ou Encaminhamentos Futuros: Conforme as informações obtidas no formulário, nos grupos focais e na minha experiência como professor diretor de turma, percebemos que há uma distância entre a proposta curricular formal do Projeto de Vida e as reais problemáticas dos alunos quanto às suas possibilidades para com o futuro. Os principais achados de pesquisa envolvem: Crítica ao currículo escolar – a partir das narrativas descritas pelos estudantes há uma descontextualização, pois não há um direcionamento objetivo sobre o mercado de trabalho, acesso à universidade, políticas públicas, reconhecimento local das oportunidades e entre outras; os condicionantes sociais e seus impactos: outro aspecto importante que emerge das narrativas dos estudantes diz respeito às barreiras que muitos desses sujeitos são atravessados, e ao mesmo tempo, limita as suas condições. Os fatores como classe, gênero, localização (meio rural), desigualdade econômica e ausência de políticas públicas para as juventudes exercem grandes influências sobre essa dinâmica e assim, direcionam tais perspectivas para o futuro; Relevância da Sociologia na compreensão das realidades juvenis: O trabalho destaca a relevância da disciplina para além de um saber, mas sim, uma importante ferramenta de criticidade e reflexão sobre o meio social, partindo da própria experiência; Proposta de ressignificação curricular. O material dispõe de atividades dinâmicas, com sugestões de aulas, apresentações de conceitos e de autores, debates com uma linguagem simplificada sobre temas em torno do futuro, além de sugestão de filmes e bibliografias. Referências BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. MILLS, Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro, Zahar Editora, 1982. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 319–324, 2013.

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