A UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DO JOGO "ORIGINÁRIAS" PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A LUTA DAS MULHERES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122074 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 432 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DO JOGO "ORIGINÁRIAS" PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A LUTA DAS MULHERES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho analisa as contribuições didáticas do jogo "Originárias" para promover o debate sobre as mulheres indígenas, seu protagonismo e luta social, nas aulas de Sociologia para turmas do Ensino Médio. Jogo de cartas autoral, "Originárias" foi confeccionado com o objetivo de dinamizar as aulas de Sociologia e diversificar as aprendizagens, de modo a dar visibilidade a personalidades indígenas geralmente marginalizadas ou excluídas dos currículos escolares, em atendimento as Leis nº 11.645/2008 e nº 14.986/2024. Como aporte metodológico, foram utilizados os princípios da gameficação, promovendo a interação entre os estudantes e estimulando o envolvimento com os conteúdos discutidos. O jogo foi aplicado em turmas do Ensino Médio da escola EEMTI Professor Plácido Aderaldo Castelo, escola pública de tempo integral localizada na periferia da cidade de Fortaleza e, como resultados prévios, destacamos o engajamento dos estudantes com a atividade e o estímulo ao pensamento crítico, promovido por meio dos desafios que o jogo propõe. Além disso, o jogo mostrou-se uma excelente ferramenta para enriquecer o debate sobre as mulheres indígenas, dando visibilidade as suas lutas sociais na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 11: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID432_TB116_19062025144624.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE BATISTA MACHADO" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gabmac167@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122074 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 432 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DIDÁTICA DO JOGO "ORIGINÁRIAS" PARA PROMOVER O DEBATE SOBRE A LUTA DAS MULHERES INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho analisa as contribuições didáticas do jogo "Originárias" para promover o debate sobre as mulheres indígenas, seu protagonismo e luta social, nas aulas de Sociologia para turmas do Ensino Médio. Jogo de cartas autoral, "Originárias" foi confeccionado com o objetivo de dinamizar as aulas de Sociologia e diversificar as aprendizagens, de modo a dar visibilidade a personalidades indígenas geralmente marginalizadas ou excluídas dos currículos escolares, em atendimento as Leis nº 11.645/2008 e nº 14.986/2024. Como aporte metodológico, foram utilizados os princípios da gameficação, promovendo a interação entre os estudantes e estimulando o envolvimento com os conteúdos discutidos. O jogo foi aplicado em turmas do Ensino Médio da escola EEMTI Professor Plácido Aderaldo Castelo, escola pública de tempo integral localizada na periferia da cidade de Fortaleza e, como resultados prévios, destacamos o engajamento dos estudantes com a atividade e o estímulo ao pensamento crítico, promovido por meio dos desafios que o jogo propõe. Além disso, o jogo mostrou-se uma excelente ferramenta para enriquecer o debate sobre as mulheres indígenas, dando visibilidade as suas lutas sociais na contemporaneidade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 11: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID432_TB116_19062025144624.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE BATISTA MACHADO" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gabmac167@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }